Já pensou que todos (ou quase) os problemas no Controle de Custos da sua empresa podem ser solucionados ou amenizados simplesmente com a contratação de um Sistema de Gestão?
Entenda como esta plataforma pode ser um grande diferencial competitivo para o seu negócio, unificando dados e informações, padronizando processos, oferecendo diferentes possibilidades de análises e permitindo ganhos em produtividade.
Análise Gerencial
O sistema permite a geração e análise de vários tipos de relatórios, de todas as áreas, podendo ser organizados por diversos filtros, de acordo com a necessidade de cada gestor ou negócio.
Tais análises ajudam a identificar custos mais elevados ou com grandes variações. Sendo assim, é possível tomar decisões baseadas em fatos e com informações concretas. Além de permitir identificar quais produtos e serviços possuem maior saída e incentivar suas vendas.
Estas análises ajudam também a identificar se existe sazonalidades na empresa. Assim, caso perceba que em determinada época do ano as entradas são menores, pode criar uma reserva para arcar com os custos fixos, evitando a descapitalização.
Controle do Processo Produtivo
Utilizar um bom Sistema de Gestão Integrado ou ERP, como é conhecido, pode ajudar no controle do processo produtivo. Na prática, isso acontece porque estes sistemas são integrados e unificados, e quando há um lançamento de compra, por exemplo, já são automaticamente alimentadas informações em todas as outras áreas da empresa.
Sendo assim, é possível acompanhar toda o caminho percorrido desde a entrada da matéria-prima, processamento, apuração de custos e venda. Além de conseguir conhecer o tempo de cada processo e quanto levou para empresa receber.
Conseguir manter esse controle é essencial para perceber e evitar gargalos de produção, erros eventuais e desperdícios. Permite também um melhor controle do estoque e de todo ciclo de produção.
A mudança também se reflete no processo de compras, tornando-o mais rápido, fácil e econômico, gerando uma fonte de economias para a empresa.
Menos erros e riscos
A utilização do sistema reduz significativamente os erros e riscos, especialmente na hora de gerar e enviar obrigações relacionadas com o fisco. Permite a geração e pagamento correto dos impostos, bem como o acompanhamento dos seus valores com o passar do tempo.
Um bom sistema de gestão permite, por exemplo, que sejam evitados erros na hora de codificar operações de diferentes estados, evitando juros e multas.
Junto a isso, o sistema permite a segurança da emissão, armazenagem e validação das notas fiscais eletrônicas, evitando problemas administrativos. Deve se destacar a segurança das informações, já que estas estão armazenadas e sempre disponíveis, evitando preocupações com backups e cópias de segurança.
Agilidade nos processos
Grande parte dos custos dos negócios acontece pela falta de agilidade e praticidade nos processos. Sendo assim, a plataforma pode auxiliar na padronização de processos, evitando retrabalhos e desperdícios de recursos financeiros e humanos.
Levando em consideração que o sistema é integrado, ocorrerá a alimentação automática de informações em diversos setores da plataforma ao mesmo tempo, o que garante ganhos adicionais em tempo e qualidade.
Esta agilidade prioriza, também, o processo de tomada de decisão, já que as informações estão disponíveis de forma rápida e completa, no menor tempo possível, o que é essencial no atual mercado competitivo.
Controle de estoque
Utilizando um Sistema de Gestão, este processo pode ser muito mais fácil e ágil. A empresa evita que os produtos percam a sua validade e também pode-se obter ganhar com a armazenagem, evitando ficar com mercadorias em excesso ou, até mesmo, com falta de produtos para a comercialização.
Outra maneira de economizar é através do ganho com uma boa política de fornecedores. Encontrando os melhores, a empresa pode ter preços mais competitivos, melhores condições de pagamentos e outros ganhos que impactarão nos resultados.
São inúmeros os benefícios da plataforma de Gestão Empresarial e ela tem sido apontada como a principal causa do crescimento das empresas que mais crescem no mundo.
Quer saber o que o Sistema de Gestão Empresarial nº 1 do mundo pode fazer pela sua empresa?