O processo de tomada de decisões em uma empresa, independente do setor em que atua, deve ser baseado em informações seguras, atualizadas e que ajudem o gestor a potencializar os resultados. Mas como isso pode ser feito da melhor maneira ainda é uma questão em grande parte dos negócios.
Muitos empresários ainda pensam que a solução é complicada e tem custo alto, porém a implantação de um sistema ERP resolve esse problema de maneira prática e fácil.
Como tomar decisões assertivas utilizando um ERP
Um bom Sistema de Gestão, além de possibilitar que a realização das tarefas aconteça de forma mais rápida e eficiente, também ajuda os gestores na hora da tomada de decisões. O motivo é simples: nesta plataforma, as informações são alimentadas em tempo real, em diferentes setores, e apresentam uma visão diferenciada da empresa.
Um ERP é composto por diferentes módulos e a sua integração é formada por um fluxo de informações que vai, por exemplo, desde a fábrica, passando por todos os departamentos produtivos e de apoio, chegando até os tomadores de decisão no negócio.
Um bom Sistema de Gestão é composto por módulos que podem ser adaptados à estrutura da sua organização, tornando a plataforma personalizada para sua operação.
Estoque e manutenção
Na parte de Gestão de Estoques, é possível otimizar a administração dos produtos, acompanhar o setor e entender se a empresa tem ou não momentos de sazonalidade. Controlar bem esta área diminui desperdício e evita custos com armazenamento e mercadorias paradas.
Assim, é possível conhecer os custos e definir de forma mais precisa o preço de venda dos produtos e/ou serviços, maximizando o resultado.
Quanto ao módulo de manutenção, ele ajuda o gestor a controlar manutenções preventivas. Elas são essenciais para que as atividades aconteçam de forma correta e não sejam interrompidas por problemas e consertos fora de hora.
Financeiro, Controladoria e Comercial
Toda parte financeira também pode ser otimizada com o uso de um Sistema de Gestão Empresarial. O processo de decisão fica facilitado com a integração das informações dos setores de compras e vendas, e a possibilidade de uso de ferramentas de análise de informações como o fluxo de caixa, entre outras.
Quanto à controladoria, área essencial nas empresas da atualidade, os benefícios são muito importantes. A plataforma ajuda os gestores a cumprir todas as obrigações fiscais municipais, estaduais e federais, de acordo com o setor em que atua. Além disso, auxilia na elaboração de outras demonstrações contábeis obrigatórias.
É possível também fazer todo o controle patrimonial do negócio. Estas soluções permitem a projeção dos resultados, verificação de informações históricas e a realização da gestão orçamentária, o que ajuda em um melhor controle dos recursos financeiros da empresa.
Utilizando o software integrado, é possível acompanhar os custos e resultados por departamento ou produto, permitindo que o gestor tenha diferentes pontos de vista.
No módulo comercial, é possível entender sobre a demanda dos clientes e pedidos, como estes estão no processo, qual o status atual de cada um, entre outros dados.
Diferenciais de um ERP na tomada de decisão
Já está bem claro que um ERP faz toda a diferença em uma empresa. Além de otimizar a rotina dos colaboradores, este sistema possibilita uma revolução na tomada de decisão. Isso porque faz com que este processo seja rápido, seguro e eficiente.
Com um Sistema de Gestão ativo, todas as informações sobre o negócio ficam disponíveis de forma unificada e sempre atualizada, permitindo uma visão ampla e concreta sobre a empresa.
A flexibilidade é outra característica importante de um Sistema de Gestão. Os relatórios e acessos podem ser personalizados, de acordo com o perfil de cada usuário e organização. Isso garante praticidade e eficiência no uso das informações.
Um ERP evita a duplicidade ou ainda o esquecimento do registro nas informações, já que a integração permite um melhor controle do registro e acompanhamento dos dados da organização. A segurança destes dados também é garantida, já que eles são armazenados de forma segura e com backups que garantem a integridade dos dados.
Tomar decisões assertivas é essencial quando se quer crescer ou expandir uma empresa e isso fica muito mais fácil quando se tem acesso à todas as informações de forma clara, simples e a um clique da mão. Ou seja, exatamente o que um sistema ERP cloud oferece!