[vc_row][vc_column][vc_column_text]
A combinação entre o Blockchain e o ERP produz um sistema confiável de registros que podem ser compartilhados entre empresas parceiras diferentes.
Primeiramente vamos entender o que é o Blockchain
Blockchain é um livro eletrônico – semelhante a um banco de dados relacional – que pode ser compartilhado abertamente entre usuários públicos ou privados e que cria um registro imutável de transações, cada uma com registro de data e hora e vinculadas à anterior.
Cada registro ou transação digital no encadeamento é chamado de bloco e permite que um conjunto aberto ou controlado de usuários participe do registro eletrônico. Cada bloco está vinculado a um participante específico que só poderá ser atualizado com a autorização entre os participantes do sistema e novos dados inseridos nunca poderão ser apagados.
Os recursos do Blockchain estão evoluindo continuamente com novos recursos ou aplicativos complementares. Como não é regulado por um único centro de controle, como pode haver com a administração do sistema, não há um único ponto de falha. Em uma empresa, teoricamente, não haveria necessidade de um profissional de TI monitorar a segurança em um banco de dados Blockchain.
Blockchains públicos permitem que qualquer pessoa veja ou envie transações, desde que sejam parte do processo de consenso, já os blockchains privados possuem apenas um número pré-selecionado de nós autorizados.
Blockchain não resolve simplesmente o problema de acesso ou compartilhamento de dados, também resolve um problema de confiança uma vez que as empresas sempre estiveram preocupadas em manter seus dados sob sigilo.
A Blockchain dá permissões para controlar suas informações e conceder acesso apenas àqueles a quem deseja conceder acesso de maneira fácil e segura.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_single_image image=”1493″ img_size=”full” alignment=”center”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]
Blockchain e ERP
À medida que o Blockchain amadurece os fornecedores de ERP estão trabalhando para integrar a tecnologia de contabilidade distribuída como um registro rastreável e imutável para tudo, desde manifestos de remessa e cadeias de suprimento até manutenção de equipamentos e sistemas de resolução de disputas.
O valor obtido através da integração de Blockchain com sistemas ERP vem da extração de dados existentes de sistemas corporativos e do controle rígido com quem é compartilhado.
É importante observar que o Blockchain não tem como finalidade substituir os sistemas ERP, mas será um aplicativo complementar que pode simplificar a integração entre as partes e reduzir a vulnerabilidade devido à sua segurança inata.
Exemplo de integração
Um exemplo de integração do Blockchain aos sistemas ERP das organizações está nos setores de aviação e energia. Companhias aéreas comerciais, como a KLM Royal Dutch Airlines, a Emirates Airline, a Southwest e a South China Airlines utilizam este modelo que pode ser usado para o gerenciamento de ativos, incluindo rastreamento de cadeias de suprimento, remessas de peças e até mesmo registro e verificação do trabalho de manutenção de companhias aéreas comerciais. pilotos de linhas aéreas e trabalhadores de manutenção para fornecedores de peças.
Uma aeronave moderna é composta por 2 milhões a 3 milhões de peças. Com a integração cada parte é rastreada e, quando a manutenção é realizada, esse trabalho deve ser registrado. O problema é que cada entidade na cadeia de manutenção, do operador de linhas aéreas e do grupo de manutenção aos fornecedores de peças e reguladores, geralmente está em sistemas de software diferentes. Mesmo quando usam sistemas integrados, a comunicação pode não ser padronizada, podendo muitas vezes ser feita de maneira verbal, o que pode ocasionar falhas nas operações de rastreamento. A integração minimiza este processo e facilita a comunicação entre as partes envolvidas.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]