Um dos questionamentos mais comuns entre os empreendedores é: O que fazer para trabalhar menos, reduzir os problemas operacionais e as reclamações e continuar tendo controle geral da empresa? Muitas vezes, a ocupação total do tempo pelos compromissos diários faz com que não consiga se ocupar com as tarefas primordiais de um gestor, como analisar os dados atuais e planejar estratégias para o futuro da do negócio.
Provavelmente, alguns fatores operacionais já vêm indicando problemas sérios na empresa, como lucros reduzidos ou até prejuízos não compatíveis com o volume de negócios, além de frequentes atrasos na entrega, reclamações de clientes, desiquilíbrio do fluxo de caixa, etc.
A maioria dos empreendedores já sabe que um Sistema de Gestão Empresarial resolve todos estes problemas, mas muitos não percebem que o ERP é, também, seu maior parceiro “background” para fazer a gestão empresarial na íntegra.
Para você entender melhor, vamos abordar a Gestão Empresarial através de 3 partes cronológicas: Passado, Presente e Futuro.
Administrar o Passado
Fazer um registro de todas as operações realizadas no dia a dia não é uma tarefa que costuma agradar e muitos, inclusive, encaram como desnecessária. Porém, elas possuem uma importância enorme para o sucesso da empresa. Por exemplo, em termos fiscais e financeiros, é exatamente quando originam os fatos relativos a diversas tributações, recebimentos, apuração de lucros, etc. Se tudo isso não for administrado com a importância e atenção necessária, traz consequências negativas, podendo levar até à inviabilidade do negócio.
O Sistema de Gestão Empresarial, o ERP, é o maior facilitador nestas questões, exatamente porque um dos seus pontos mais fortes é que todas as operações são registradas em nuvem. As regras fiscais e contábeis já se encontram codificadas na plataforma e liberta da dependência do conhecimento humano e contribui para que erros sejam evitados e tudo aconteça com maior segurança.
Trabalhar no Presente
Trabalhar no presente, geralmente, é organizar para produzir e cumprir a tarefa do dia, e não há nada de errado em cuidar dessa parte operacional, mas é preciso se conscientizar que existe uma empresa a ser administrada. É necessário gerenciar mais negócios, controlar mais dinheiro e estoque, relacionar com mais clientes, liderar e integrar todas as pessoas envolvidas na realização dos trabalhos, cuidar das questões tributárias, etc.
Com tantas tarefas, o empreendedor que estava acostumado a ter todo o controle em suas mãos, começa a ver que algumas coisas estão fora da sua visão e domínio. O que fazer para ter o controle da situação, mas deixando que outras pessoas sejam responsáveis por cada área?
O Sistema de Gestão ERP é o melhor aliado também nesta situação. Ele padroniza e integra os processos, interliga os departamentos, otimiza e facilita a execução das tarefas, elimina erros e retrabalhos, além de registrar e controlar o andamento de todas as tarefas operacionais, administrativas e financeiras.
Como se não bastasse, a plataforma ainda centraliza e armazena todas as informações em dados na nuvem, permitindo que o empreendedor tenha acesso a tudo, a qualquer momento, de qualquer lugar. Além disso, relatórios são criados, baseados em indicadores e filtros que são definidos de acordo com o negócio, o que facilita a visualização do gestor e faz com que ele possa ter controle de toda a situação atual da empresa.
Planejar o Futuro
Através da automatização e otimização, o Sistema ERP proporciona ao empreendedor tempo para se dedicar a uma das funções mais indispensáveis numa empresa: projetar o futuro.
É muito importante que se planeje o futuro da empresa no curto e longo prazo, estabelecendo metas e objetivos muito claros. Porém, estes devem ser estabelecidos baseados em dados e informações concretas e sólidas. O maior erro de muitos empreendedores é projetar o futuro da empresa utilizando suposições ou palpites.
Com o Sistema de Gestão Empresarial, é possível ter acesso a todos os relatórios com informações certeiras e atuais, auxiliando na elaboração das estratégias e metas da empresa para os próximos meses e anos.
ERP: Passado, Presente e Futuro nas mãos do empreendedor
Com o Sistema de Gestão Empresarial ERP, se consegue monitorar e avaliar tudo o que está sendo realizado na empresa. Com isso, é possível avaliar se o que foi planejado está mesmo sendo executado e se está trazendo os resultados esperados ou não, ou seja, é uma ferramenta incrível para fornecer dados indicadores para avaliar e fazer ajustes necessários na estratégia traçada.
A implantação de um sistema ERP não é apenas para substituição de tarefas executadas manualmente ou otimização dos processos, por mais que estes fatores também sejam de extrema importância para os negócios. Mas a plataforma também possibilita que o empreendedor seja, de fato, um gestor, o líder e o estrategista que conduz a empresa para o sucesso.
Se interessou e quer saber mais do que este sistema pode fazer pelo seu negócio?