Active News

Precisa reduzir custos? Um Sistema de Gestão pode ajudar!

Precisa reduzir custos? Um Sistema de Gestão pode ajudar!

Compartilhe:

Nos últimos anos, o panorama econômico do país tem feito com que a redução de custos em uma empresa se torne de extrema importância. Porém, diminuir os gastos não é tarefa fácil e precisa da ajuda de toda a equipe para acontecer. Um ótimo aliado para tornar isso possível é o Sistema de Gestão Empresarial (ERP).

Atualmente, este sistema já se tornou uma ferramenta acessível, inclusive para pequenos negócios. A plataforma se adapta às necessidades da empresa e os resultados alcançados com ela fazem valer todo o investimento feito.

Confira, abaixo, de que maneiras este sistema pode ajudar na redução de custos da sua empresa:

Aumento da produtividade

Uma das coisas que é imediatamente percebida após a implementação de um ERP é a organização ocasionada por ela. Sendo assim, os colaboradores gastam menos tempo buscando informações, tendo retrabalho e verificando dados, o que aumenta a produtividade. Além disso, a motivação e valorização dos funcionários acontecem quando eles percebem que podem contar com uma plataforma que facilita e agiliza o trabalho.

Diminuição do desperdício

Controlar as atividades através de planilhas manuais demanda bastante tempo e possibilita a ocorrência de erros. Com o ERP, o controle é automatizado e preciso, o que ajuda a reduzir desperdícios e compras desnecessárias.

Relatórios precisos e eficientes

Com o Sistema de Gestão, é possível ter acesso a diversos relatórios com informações completas sobre todas as áreas da empresa, facilitando a avaliação dos custos de cada setor.

Analisar todos os dados e poder tomar decisões baseadas em fatos, e não em possibilidades ou achismo, é uma das maiores vantagens de um sistema ERP. Com ele, o gestor tem uma base concreta para decidir quais gastos são desnecessários e precisam ser cortados, assim como pode pensar em novas estratégias que tragam mais lucro para os negócios.

Diminuição de fraudes

Ocasionadas por alguns erros e até por má fé, as fraudes tributárias e financeiras causam perdas enormes para os negócios, inclusive devido a aplicação de multas e encargos. Com um ERP integrado, os processos se tornam mais transparentes e fáceis de serem administrados, diminuindo problemas com incorreções ou golpes.

Apontamento de melhorias

O Sistema de Gestão Empresarial pode realizar uma análise de desempenho e apresentar os índices de retrabalho, ociosidade e desperdício de tempo, mostrando ao gestor quais processos precisam ser melhorados e permitindo que ele faça mudanças para que o time seja adequado às demandas.

Controle de compromissos e prazos

O Sistema de Gestão permite que a equipe controle melhor as agendas, os contatos e todos os prazos para a entrega dos trabalhos. Sendo assim, fica mais fácil evitar que os compromissos sejam perdidos e que aconteça conflitos de calendário. Isso permite que os colaboradores organizem melhor seus cotidianos, refletindo no aumento de produtividade.

Atualização em tempo real

Dentro do ERP, todas as atualizações são feitas de forma imediata. As mudanças e novas ferramentas da plataforma são atualizadas automaticamente e ao mesmo tempo para todos os usuários, permitindo que os colaboradores acessem tudo, sem comprometer o trabalho.

Além disso, as atualizações das informações que são inseridas na plataforma ficam disponíveis para todos os funcionários imediatamente. Assim, é possível aumentar a eficiência do trabalho e facilitar a colaboração entre os setores.

Maior eficiência

O Sistema de Gestão Empresarial resume uma série de processos em um só. Implementando o ERP, a empresa torna-se mais eficiente, porque o software gera informações e dados para o estoque, marketing, vendas, contabilidade e financeiro. Essa integração também diminui a ocorrência de erros comparando a quando as tarefas são feitas manualmente.

Menor número de funcionários

O Sistema de Gestão Empresarial traz a automação do trabalho e, por consequência, a redução do número de pessoas necessárias para realização de algumas tarefas. Isso porque ele otimiza os processos e organiza melhor a performance de toda a equipe, o que representa mais economia, por precisar contratar menos colaboradores.

Retrabalho reduzido

Quando as informações não estão centralizadas, permite-se que aconteçam falhas na comunicação entre os setores. Dois colaboradores podem, por exemplo, acabar realizando a mesma atividade simultaneamente ou se dedicarem à mesma demanda por muito tempo. O ERP ajuda a manter o foco do trabalho em uma única frente, reduzindo o tempo de execução e evitando retrabalhos.

Informações compartilhadas

O Sistema de Gestão pode estar integrado a outros sistemas de fornecedores e/ou clientes, melhorando bastante a troca de informações. Atividades como vendas previstas e ordens de compras tornam-se mais eficientes, evitando altos custos com incidentes de última hora.

Implementar um Sistema de Gestão Empresarial reflete em muitas melhorias que oferecem uma considerável redução de custos, em pouco tempo.

Quer saber mais vantagens de um ERP para o seu negócio? Peça uma demonstração GRATUITA e personalizada para sua empresa!

#tags

#tags

#Veja também

Fique por dentro das nossas novidades!

Iniciar conversa
Olá.
Fale agora mesmo com um de nossos especialistas!