Enterprise Resource Planning (ERP) é um software utilizado para otimizar a gestão de negócios, oferecendo à empresa o uso de um sistema integrado para a administração e automatização de uma série de tarefas. Se o ERP for em nuvem, a empresa ganha ainda mais vantagens por adquirir uma solução mais flexível e com mais escalabilidade, independente da área de atuação.
No ramo da informática, “nuvem” se refere a servidores externos. Provavelmente, quase todos os aplicativos do seu smartphone rodam “na nuvem”. No seu aplicativo de e-mail, por exemplo, todas as mensagens estão salvas nos servidores da empresa que administra o serviço e não no seu celular em si.
Benefícios do software em nuvem:
Segurança dos dados
O ERP integrado é um depósito para todos os dados do seu negócio. Sendo assim, segurança é primordial. Com programas tradicionais, a responsabilidade em manter tudo seguro cabe à sua empresa e equipe de TI, que pode não ser o suficiente. Com o software em nuvem, uma camada de segurança extra é adicionada, já que o fornecedor é especializado em proteção de dados e trabalha na defesa de seus clientes.
Economia de Recursos
É muito provável que seu departamento de TI já esteja trabalhando em capacidade máxima e, mesmo assim, não consiga gerenciar integralmente um ERP. O software em nuvem libera recursos e tempo, porque toda a manutenção é feita pelo próprio fornecedor do sistema e de forma automática. Assim, sua equipe de TI pode se dedicar a outros projetos.
11 erros comuns na seleção de um sistema ERP e como evitá-los
Compartilhamento e integração de informações
Um problema muito comum nas empresas é o retrabalho. Funcionários de setores diferentes realizando uma tarefa semelhante ou utilizando, constantemente, o e-mail para enviar versões atualizadas de um mesmo arquivo.
Com a nuvem, todos os arquivos ficam disponíveis em um único lugar, mantendo tudo organizado, reduzindo o retrabalho e mantendo a versão mais atualizada acessível a todos.
Além disso, uma informação de um setor reflete em todos os outros. Por exemplo, quando um cliente faz uma compra, o sistema pode enviar mensagens sobre o dinheiro que entrou para o setor de vendas, a despesa em impostos para a contabilidade, o item que deve sair para o estoque e o retorno sobre investimento para o pessoal do marketing. Sendo assim, tudo ganha mais clareza e sentido.
Aumento de produtividade
Um ERP em nuvem permite que seus funcionários façam mais atividades em menos tempo, facilitando a colaboração em tempo real entre diferentes equipes e áreas, permitindo a automatização de diversas tarefas rotineiras e reduzindo processos tediosos. Tudo isto resulta em mais tempo para que sua equipe possa analisar e inovar, o que deveria ser o objetivo de toda empresa contemporânea.
A produtividade dos funcionários é fundamental para o sucesso da sua empresa
Escalabilidade
Ao se decidir por um sistema ERP, geralmente, a empresa percebeu que seus sistemas atuais não são adequados para suas demandas e seu crescimento. Uma das principais vantagens da tecnologia em nuvem é sua capacidade de escalar conforme as necessidades da empresa.
Com um sistema tradicional, o processo de crescimento é lento, difícil e de custo elevado. Geralmente, inclui a compra de novos servidores, alocação de recursos para manutenção e aquisição de novos licenciamentos. Na nuvem, é apenas necessária a troca de plano, o que pode ser realizado com alguns cliques.
A qualquer momento, de qualquer lugar
O ERP em nuvem faz com que as diferentes plataformas produzam relatórios em tempo real, permitindo identificar e corrigir problemas de forma rápida e ágil.
Além disso, ele pode ser acessado de qualquer lugar, através de um dispositivo móvel.
O ERP em nuvem é primordial para empresas que querem se manter competitivas, fazendo com que as decisões de negócios sejam tomadas com base em dados reais e não mais em palpites.
Sendo assim, aumenta a necessidade de se contratar o serviço de uma empresa com credibilidade, vasta experiência e uma equipe de suporte especializada.