Utilizado em várias empresas de diferentes tamanhos, o Sistema de Gestão Empresarial é um grande aliado na conquista do sucesso corporativo. Quando implementado em empresas que possuem setor de transporte, se torna a engrenagem principal que une todas as áreas do negócio e proporciona grandes resultados.
Confira os principais benefícios do Sistema de Gestão Empresarial ou ERP para o controle de logística da sua empresa:
1 – Previne surpresas desagradáveis
Em algumas épocas sazonais, as demandas da empresa podem ser facilmente ampliadas, dificultando o controle de logística. Porém, o Sistema de Gestão Empresarial realiza uma verificação constante e em tempo real de todas as informações que já foram armazenadas e transmitidas.
Essa verificação ajuda a prevenir possíveis erros e surpresas que antes passavam despercebidos e causavam grandes transtornos.
2 – Processos padronizados e facilidade de gestão
A primeira mudança percebida é a eliminação dos processos manuais. Excluindo o uso de planilhas e promovendo a automatização dos processos, a logística e o estoque se unem e compartilham as mesmas informações.
Com este fluxo único de dados dentro do mesmo sistema, o gestor tem em mãos processos padronizados e totalmente centralizados. Além de ter o acesso facilitado, através de qualquer dispositivo móvel, e com informações atualizadas em tempo real.
3 – Otimização dos pedidos de compras
Um dos principais problemas em empresas que trabalham com logística é o estoque. Porém, o ERP possibilita uma gestão de estoque completa e efetiva.
O sistema acompanha todo o processo, desde a requisição, nível de satisfação do serviço e fiscalização dos prazos de entrega. Sendo assim, a gestão pode estimular uma logística assertiva a ponto de entender o comportamento dos fornecedores e da possível necessidade de encontrar novos parceiros.
4 – Controle sobre os custos de operação
O sistema ERP traz inovação e eficácia para a gestão de gastos, permitindo que haja um controle efetivo dos custos atribuídos à cada operação.
É possível conhecer os valores atribuídos a todas as operações do dia a dia, incluindo os veículos e motoristas responsáveis pela logística. Além disso, propicia entendimento sobre o consumo de combustível e desgaste material, ou seja, com pneus, óleos para o motor e tudo mais que decorre de um dia rodado, por exemplo.
Tendo um conhecimento maior sobre tudo isso torna-se possível determinar melhores estratégias que tragam maiores economias. Afinal, diminuir gastos é uma maneira excelente de ampliar o lucro e rentabilidade.
5 – Melhoria no Controle de Estoque
Os setores de Logística e Estoque estão diretamente ligados e, diversas vezes, a desorganização neste segundo atrapalha completamente o bom funcionamento no primeiro.
As vantagens do ERP para a gestão de estoque vêm em forma de prevenção e organização. Isso porque a empresa passa a visualizar com transparência e facilidade os níveis e taxa de rotatividade do setor.
Com a opção de alertas de estoque mínimo, o negócio exclui as possibilidades de ficar sem recursos importantes. Além disso, consegue-se ter armazenado apenas o que é necessário para trabalhar, evitando desperdícios.
6 – Atualizações constantes e automáticas
Uma empresa que implementa um bom Sistema de Gestão Empresarial visando maior controle da logística, garante estar sempre em conformidade com a legislação nacional. Isso porque o software identifica e aplica atualizações automáticas, trazendo novas ferramentas para ajudar o cotidiano do negócio e evitando que a gestão enfrente problemas com a lei, por exemplo.
7 – Relatórios atuais e assertivos
O Sistema de Gestão Empresarial realiza a emissão automática de relatórios personalizados com os dados que são mais importantes para cada setor. Assim, fica mais viável mensurar, identificar obstáculos e trabalhar os pontos fracos, procurando fortalecer a empresa como um todo.
Analisando estas informações, você pode tomar decisões e definir estratégias para o futuro do negócio, baseando-se em dados reais e atuais.
Além disso, os relatórios podem ser acessados quando você quiser, de onde estiver, através de um computador ou qualquer dispositivo móvel com acesso a internet.
Com um sistema ERP, ter o controle da logística e de todas as outras áreas da empresa é simples e fácil.