Active News

5 erros comuns na Gestão de Processos. Saiba como evitá-los!

5 erros comuns na Gestão de Processos. Saiba como evitá-los!

Compartilhe:

No meio de uma rotina exaustiva de trabalho, muitas vezes a gestão empresarial sofre com processos extensos e repetidos. Quando isso acontece, é hora de implementar uma Gestão de Processos eficiente.

É responsabilidade dela agilizar os processos, reduzir a carga de trabalho, definir metas e aumentar a produtividade. Sendo assim, é primordial que se tenha um olhar mais atencioso aos colaboradores, afinal eles atuam diretamente na execução de todas as tarefas da empresa.

A comunicação entre gestor e colaborador precisa ser um diferencial e, muitas vezes, acontecem erros que prejudicam toda a cadeia produtiva. Confira 5 principais erros que ocorrem numa Gestão de Processos e fique alerta!

1 – Falta de informações

O excesso de confiança do gestor sobre os seus processos pode ser bastante prejudicial. Muitas vezes, isso resulta em indiferença na análise e avaliação dos colaboradores.

É primordial que todo o conhecimento da área seja integrado e compartilhado, especialmente com aqueles que estão em contato diário com os meios produtivos. Através disso, é possível obter mais insights e feedbacks mais esclarecedores.

2 – Pouca comunicação entre os setores

Esta falha na comunicação possibilita que os processos se tornem divergentes, ocasionando muito retrabalho e diminuindo bastante a produtividade.

Além disso, quando temos políticas distintas para cada área, acontece o crescimento da burocracia e, consequentemente, mais tempo é perdido com isso.

Porém, quando todos os setores se mantem em colaboração, trocando informações e trabalhando em unidade, a produtividade cresce e aumentam as chances de ser desenvolvido um produto ou serviço mais eficiente, que realmente atenda às necessidades do cliente.

3 – Inexistência de investimento em tecnologia

A falta de tecnologia é um dos maiores erros cometidos no mundo corporativo, porque limita muito a qualidade do trabalho e a redução do tempo de produção.

Uma empresa que visa o crescimento precisa investir em automação e fazer isto baseada em planejamento. Deve-se considerar diretrizes, metas, normas e responsabilidades. Isso permite que os gestores escolham a melhor solução para os gargalos dos processos.

4 – Falta de clareza nas funções e responsabilidades

Para uma Gestão de Processos obter sucesso, é preciso muito mais do que o esforço individual, o que realmente traz resultado é a boa execução do trabalho coletivo.

E, para que isso aconteça, é preciso que os colaboradores tenham bastante clareza quando às suas funções e responsabilidades. Além de ajudar na ampliação da produtividade, na redução do tempo gasto em criação e melhorar o trabalho, a gestão consegue avaliar individualmente os processos.

5 – Ausência de um Sistema de Gestão Empresarial

Analisando os vários erros cometidos nas empresas, percebemos que este é o que realmente determina a qualidade do gerenciamento, porque muitos empreendimentos ainda não conhecem o potencial de um Sistema de Gestão Empresarial.

A ausência desta plataforma pode se tornar o maior problema em uma cadeia produtiva. Afinal, amplifica negativamente todos os erros que falamos acima, tornando cada um deles uma constante em seu negócio.

Porém, um ERP moderno e completo traz a integração necessária para o sucesso da Gestão de Processos. Com relatórios sempre atuais, completos e personalizados, e uma visão sistêmica de toda a cadeia de produção, fica mais fácil tomar decisões assertivas.

 

Quer aumentar a produtividade da sua empresa e se tornar mais competitivo no mercado?

Peça uma apresentação GRATUITA e personalizada do que um Sistema de Gestão Empresarial pode fazer pelo seu negócio!

#Veja também

Fique por dentro das nossas novidades!

Iniciar conversa
Olá.
Fale agora mesmo com um de nossos especialistas!