Saiba por que as empresas estão migrando de outras soluções para o ERP Oracle NetSuite para impulsionar o seu crescimento no disputado mercado atual.
Neste documento reunimos as opiniões de executivos seniores de TI sobre a razão pela qual eles migraram de diferentes sistemas para a solução de ERP Oracle NetSuite, com destaque para as armadilhas das implantações on-premise e em nuvens falsas, e como esses desafios impactaram suas empresas.
Sabemos que ninguém melhor do que aqueles que já passaram por isso para falar sobre como o sistema ERP na nuvem suporta e ajuda as organizações a impulsionar seu crescimento.
Atualmente, com mudanças cada vez mais dinâmicas no mercado, e a pressão de se manterem competitivas, as empresas estão percebendo que seus processos e suas soluções podem não ser os mais adequados.
É necessário modernizar suas infraestruturas de TI para soluções 100% em nuvem, de modo a proporcionar a visibilidade e a escalabilidade necessárias para um crescimento sustentável.
Essas discussões ressaltam como os sistemas de ERP em uma nuvem verdadeira permitem às empresas reagir melhor às mudanças de mercado, quando comparados com soluções on-premise ou em nuvens “falsas”, através de uma rápida escalabilidade, acesso para uma equipe distribuída e visibilidade em tempo real para as empresas a partir de qualquer lugar.
Ao contrário de sistemas on-premise e em nuvens “falsas”, as soluções em nuvem verdadeira fornecem uma visão completa do cliente, que provê informações em tempo real aos funcionários de todos os níveis para garantir uma tomada de decisão mais inteligente.
Como as infraestruturas em nuvem se flexibilizam com o crescimento, a equipe de TI não precisa se preocupar com integrações e atualizações complexas que podem impedir que suas empresas vençam a concorrência.
POR QUE AS ORGANIZAÇÕES ESTÃO MIGRANDO PARA FINANÇAS EM NUVEM
Atualmente empresas de todos os portes e setores estão sob pressão para se modernizarem, as pressões são tanto internas quanto do próprio mercado.
Os concorrentes estão criando novos produtos, os clientes estão exigindo um serviço melhor e mais rápido, e as empresas estão lançando novas ofertas e expandindo para novos mercados.
Contudo, atingir metas ambiciosas de crescimento e expansão requer uma operação diferente. Requer uma infraestrutura de TI ágil e moderna.
Hoje, os líderes empresariais têm de que apresentar resultados mais rapidamente, com menos recursos.
Entretanto, para a maioria das organizações, os antigos sistemas on-premise ou as soluções em nuvem falsa, não atendem às necessidades empresariais do presente e do futuro.
Sabemos que com os modernos sistemas de SaaS multi-tenant, as empresas podem ter um modelo unificado de dados, o que melhora drasticamente todo o processo de tomada de decisões.
Também é amplamente reconhecido o fato de que pacotes integrados reduzem a complexidade, aumentam a confiabilidade e custam menos. Só que agora, com a nuvem, o pacote inclui hardware, segurança e operações.
Hoje sabemos que os benefícios dos sistemas em nuvem são muitos
Atualmente é consenso que o paradigma da nuvem traz benefícios de custo e praticidade tais como:
- Disponibilidade – acesso dos sistemas em todos os lugares a qualquer hora do dia ou da noite.
- Velocidade – rapidez nos acessos até mesmo das informações mais complexas.
- Agilidade, – para uma toma de decisão.
- Menor TCO (Total Cost of Ownership, ou Custo Total de Propriedade), o que permite processos mais rápidos de desenvolvimento e fornecendo maior confiabilidade e menor risco a toda a operação.
Analistas e pesquisas do setor sugerem que a nuvem se tornou o padrão para os negócios
- Plataformas de cloud computing estão cada vez mais se tornando o ensaio para experiências de colaboração nas empresas. Essa foi a avaliação que o analista da Forrester Research Gene Leganza fez durante o Forrester’s Enterprise Architecture realizado em Londres este ano.
- “O impacto econômico, organizacional e social da pandemia continuará a servir como um catalisador para a inovação digital e a adoção de serviços em nuvem”, diz Henrique Cecci, diretor sênior de pesquisa do Gartner, um do principal institutos de pesquisa do mundo.
- O Gartner prevê que os gastos globais com serviços de nuvem chegarão a US$ 396 bilhões em 2021, e crescerá mais 21,7% até 2022, alcançando US$ 482 bilhões. Além disso, em 2026, o Gartner prevê que os gastos com nuvem excederão 45% de todos os gastos corporativos de TI, contra menos de 17% em 2021.( incluir o link: https://cio.com.br/tendencias/4-tendencias-cruciais-para-o-futuro-da-nuvem-publica-segundo-o-gartner/)
- “As organizações estão avançando seus cronogramas em iniciativas de negócios digitais e movendo-se rapidamente para a nuvem em um esforço para modernizar ambientes, melhorar a confiabilidade do sistema, apoiar modelos de trabalho híbridos e abordar outras novas realidades impelidas pela pandemia”, disse Brandon Medford , analista principal sênior da Gartner.
NUVEM VERDADEIRA VERSUS NUVEM FALSA
Entenda suas opções
Se você estiver avaliando um novo sistema de ERP, provavelmente está em dúvida entre uma solução on-premise e uma baseada em nuvem.
A Oracle NetSuite em parceria com a Mint Jutras, empresa independente de pesquisa e consultoria especializada em analisar o impacto de aplicativos corporativos nos negócios, analisaram as diversas opções que têm sido consideradas pelas empresas nos últimos 6 anos.
O SaaS, ou Software como um Serviço, é atualmente a opção com maior probabilidade de implantação, enquanto a intenção de adotar soluções tradicionais on-premise caiu drasticamente entre 2011 e 2013, e até hoje não se recuperou.
No entanto, você pode estar se perguntando qual é a diferença entre SaaS e nuvem, e por que essa distinção é tão importante?
Quando falamos em nuvem, estamos nos referindo ao acesso à computação, softwares e armazenamento de dados através de uma rede, geralmente a Internet.
Você pode ter adquirido uma licença para um software e instalado esse software nos seus próprios computadores, mas o acesso é feito através da Internet e, portanto, através da “nuvem”.
O SaaS é exatamente o que está implícito no acrônimo. O software é fornecido como um serviço. Ele não é fornecido em um CD ou em outro tipo de mídia para ser carregado em um computador.
O software SaaS geralmente é pago por assinatura e não reside nos computadores. Portanto, todo SaaS é computação em nuvem, mas nem toda computação em nuvem usa o modelo de SaaS.
Pode ser um pouco confuso, não é mesmo?
A computação em nuvem que não é SaaS é aquilo que chamamos atualmente de “nuvem falsa”.
Entretanto, reconhecendo uma oportunidade lucrativa de criar um fluxo adicional de receita, muitos fornecedores tradicionais de soluções on premise estão tentando dar um “banho de nuvem” nas suas ofertas existentes para lhes dar a aparência e a sensação de uma solução de SaaS.
As soluções hospedadas ou híbridas resultantes podem estar “disfarçadas de nuvem” na superfície, mas simplesmente não alcançam os benefícios de um verdadeiro ambiente de SaaS.
Então, como é possível distinguir uma solução de nuvem verdadeira de uma falsa? E, mais importante, por que você deveria se importar?
Uma verdadeira solução baseada em nuvem é construída na nuvem, e apenas na nuvem.
Certas características tornam as soluções em nuvem verdadeiras e singulares quando comparadas às de nuvem falsa.
É o recurso multi-tenant que diferencia as soluções em nuvem falsa das soluções em nuvem verdadeira e possibilita os benefícios mencionados no texto acima.
Num ambiente de software multi-tenant, várias empresas executam a mesma instância do software e compartilham todos os serviços comuns.
Embora a sua empresa tenha processos personalizados e segurança de dados, o compartilhamento de hardware entre outros que executam a plataforma oferece economias incríveis de escala e de custo que sistemas single-tenant não oferecem.
Arquiteturas de nuvem falsa, o que podem ocasionar para a sua operação
As empresas que, sem saber, optam por uma arquitetura de nuvem falsa ou dependem de soluções tradicionais on-premise, inevitavelmente enfrentam os seguintes problemas durante a suas operações de negócios:
- Atualizações atrasadas e complicadas de produtos
Ao executar soluções hospedadas/híbridas, você passa pelas mesmas atualizações potencialmente difíceis e caras, sempre que o fornecedor de software lança uma nova versão.
- Dependência total do fornecedor de hospedagem em relação ao momento em que ele decidirá lançar a solução mais recente
Como o fornecedor terá de atualizar os clientes um por um, incluindo personalizações passadas que devem ser trazidas para o novo software, a atualização pode levar meses ou mesmo anos, e até lá a próxima versão do produto pode estar prestes a ser lançada.
- Integrações e personalizações caras e instáveis
Personalizar um sistema de gestão ERP on-premise significa reimplementar e testar alterações de esquema, integrações, fluxos de trabalho e relatórios, sempre que uma nova versão do software é lançada.
- Despesas consideráveis e instabilidades nos sistemas
Se uma solução hospedada estiver sendo executada, personalizá-la ou integrá-la com os demais aplicativos pode causar problemas e gerar despesas não esperadas e calculadas, além de instabilidade do sistema, uma vez que o produto on-premise não foi concebido para hospedagem. Incluir link: https://activecs.co/considere-a-migracao-para-a-nuvem/)
- Tempo de inatividade excessivo, segurança e suporte inadequados
Levando-se em consideração o número limitado de funcionários e recursos, a maioria dos VARs e prestadores de serviços tradicionais simplesmente não conseguem alcançar os mesmos níveis de segurança, privacidade e uptime oferecidos pela nuvem verdadeira.
- Necessidade de comprar ou provisionar capacidade em excesso
Se você não tiver a certeza da capacidade de que vai precisar na sua operação, provavelmente terá de comprar licenças de software em excesso para assegurar que não ficará descoberto, ou pode ser pior ainda, você pode ficar sub-provisionado e não conseguir cumprir os SLAs com os seus clientes porque “falhou” ao se planejar.
- Implementações caras e sem fim
Os sistemas on-premise são notórios por terem implementações trabalhosas, caras e demoradas envolvendo as equipes e TI em toda a operação.
As soluções em nuvem falsa são exatamente iguais.
Os provedores podem se vangloriar de velocidade e da agilidade, mas depois de assinar o contrato, eles oferecem um plano de implementação muito tradicional, com um bloco de horas estimadas de consultoria e um esboço de um esquema para colocar a solução no ar.
Como o Oracle NetSuite poderá ajudar a sua empresa nos desafios de mercado
Construir e manter um negócio bem-sucedido no ambiente empresarial de hoje requer ferramentas e tecnologia avançadas e modernas.
Atualmente, as empresas já não conseguem atender às crescentes exigências dos clientes e da concorrência confiando apenas nos sistemas existentes on-premise ou em soluções de “nuvem falsa” oferecidas por fornecedores tradicionais, que são caras, ineficientes e não escaláveis.
Com uma solução em nuvem verdadeira, uma empresa é transformada, ganhando mais agilidade, melhor integração de processos de front-office e back-office, maior visibilidade e consolidação, e menor custo total de propriedade (TCO).
Ao contrário dos usuários da concorrência, os clientes da Oracle NetSuite têm uma verdadeira solução em nuvem, que fornece uma suíte integrada e escalável para atender à nossa crescente base de clientes, que hoje está com mais de 15.000 empresas distribuídas em todo o mundo.
Além dos benefícios inerentes de uma solução em nuvem, a Oracle NetSuite ajuda nossos clientes a implementar a plataforma mais rapidamente e fazer uso de processos empresariais avançados para criar e obter valor em muito menos tempo do que as abordagens tradicionais.
O sistema de gestão empresarial Oracle NetSuite foi concebido para solucionar desafios específicos das empresas que têm limitado a capacidade de uma empresa crescer, escalar e se adaptar às mudanças.
Sabemos que, a maioria dos fornecedores de ERP do mercado, está tentando resolver o problema das soluções para setores específicos com modelos, metodologias de implementação rápida e códigos muitas vezes personalizados.
No entanto, a Oracle NetSuite, optou por uma abordagem holística para o problema e criou uma oferta que reúne conhecimento de domínio, práticas avançadas, KPIs e uma abordagem ágil para adoção do produto. Com isso, é possível obter valor mais rapidamente, maior eficiência empresarial e flexibilidade, e maior sucesso para os nossos clientes.
O que os nossos clientes falam do Oralce NetSuite?
Conheça a opinião dos clientes do Oracle NetSuite, ao redor do mundo.
Veja o que eles falam da solução, e como enfrentaram os mais complexos problemas de gestão. e hoje com o Oracle NetSuite estão apresentando um crescimento exponencial das suas operações:
“Se você está mesmo em busca de um ERP baseado em nuvem, não conheço nenhum fornecedor melhor do que a Oracle NetSuite.” Nick Gerostathos, Diretor Executivo de Contabilidade, Genesys – líder em soluções omnichannel para contact centers e experiência do cliente, com mais de 10.000 clientes em mais de 100 países.
“Queremos expandir através de aquisições e estávamos em busca de uma solução que pudesse escalar rápida e dinamicamente com esse modelo de crescimento.” Tim Harrington, VP de TI/CIO, OmniTRAX – empresa de logística e transporte ferroviário com diversas operações em todo o mundo.
“Com o NetSuite, conquistamos um crescimento de 10 vezes sem precisar contratar 10 vezes mais pessoas. Por meio da automatização de processos conquistamos maior produtividade e menos retrabalho. O ERP Oracle NetSuite tem realmente suportado o crescimento de nossa empresa ao integrar as informações mais importantes.”Gabriel Drummond, Cofundador e COO, Intelipost – principal plataforma de gerenciamento de fretes do Brasil.
“O NetSuite nos deu a agilidade para nos adaptarmos às mudanças e a escalabilidade de que precisávamos. Tem sido fundamental para entrar em novos mercados de forma rápida, eficiente e eficaz ”. Al Goldstein, CEO da Avant – empresas de financiamento alternativo que estão transformando a indústria de serviços financeiros no mundo.
Quer saber como o Oracle NetSuite pode ajudar você também nos seus desafios de gestão empresarial?
Nós da Active Cloud Solutions, o maior parceiro da Oracle NetSuite na América do Sul, contamos com um time de consultores dedicados e certificados para atuar nas demandas mais complexas de implementação, suporte e desenvolvimento.
Entre em contato. Estamos à disposição para ajudá-lo a fazer a melhor escolha para o crescimento exponencial do seu negócio pensando sempre no longo prazo.