O ERP que significa “Enterprise Resource Planning” e o CRM que a tradução é “Customer Relationship Management” possuem funções diferentes dentro de um negócio. Eles atendem a necessidades distintas e a integração de ERP e CRM trazem muitos benefícios para as empresas.
O ERP é um sistema integrado de gestão empresarial que tem o objetivo oferecer suporte para que as empresas tenham total controle das suas informações e padronizem os seus processos.
Atua em diversos setores internos de uma empresa como o administrativo, contábil, financeiro, entre outros.
Após ser gerenciado na empresa, ele pode facilitar uma visão ampla de todos os setores.
Isso proporciona também uma diminuição do retrabalho, já que registra informações de um setor para o outro de forma automatizada e em tempo real.
Enquanto isso o CRM corresponde à gestão de relacionamento com os clientes, com objetivo de melhorar o atendimento entendendo as necessidades deles.
Como por exemplo, o motivo de compra e possíveis razões do público que não comprou.
A organização também é presente no CRM, em busca da equipe atuar com os clientes de forma alinhada e padronizada, com risco baixo de erro.
Esse sistema torna o time de vendas mais dinâmico com a automatização de tarefas, consequentemente pode ajudar no aumento da produtividade, além de proporcionar melhor compreensão da jornada do consumidor.
Integração de ERP em paralelo a solução de CRM
Integrar um sistema de CRM em conjunto ao ERP pode levar a sua empresa a um nível superior de gestão dos negócios.
Proporcionando muitos benefícios, mas é preciso ter em vista que os dois estejam atualizados.
Assim como com a importação e exportação de dados de um para o outro, ou outras formas de integrar este processo de forma automatizada.
Uma das vantagens é o aprimoramento do conhecimento organizacional.
Isso porque o ERP e CRM em conjunto melhoram a relação entre setores e equipes que possuem funções distintas, por evitar erros, retrabalhos e processos burocráticos.
Além dos processos melhorarem a organização de forma individual nos setores que cada um deles atuam, como foi dito anteriormente.
Também pode haver um aumento na organização de processos, que estarão estruturados de forma linear e padronizada, proporcionando maior eficiência.
Algumas atividades manuais não serão mais necessárias, como a atualização de planilhas.
Sendo assim o tempo que levava para fazer esta atividade, por exemplo, pode ser investido em outras ações, que podem gerar melhorias na gestão da empresa, como as estratégicas.
Aumentando assim a produtividade de todos os funcionário e consequentemente da empresa como um todo.
A redução de custos em relação ao preço que se paga pela falta de eficiência de processos antes utilizados como uso de planilhas ou cadernos, pode vir com após a integração de CRM e ERP, que diminuem a taxa de erros e retrabalho em todos os processos internos.
Caso sua empresa ainda não utilize CRM e ERP, é uma boa oportunidade de analisar as necessidades e possibilidade de incluir estes processos que auxiliarão no crescimento de qualidade da empresa.
A Active Cloud Solutions atua com qualidade e empenho em projetos de ERP e CRM, com bagagem de mais de 10 anos em experiência em Oracle NetSuite e serviços especializados para atender as necessidades da sua empresa.
Entre em contato conosco!