A maioria dos empresários varejistas preocupa-se bastante com a boa apresentação do seu estabelecimento e isso, realmente, é de extrema importância. Porém, tão importante quanto é a organização e gestão do estoque.
A má gestão da área impacta negativamente a experiência do cliente, tanto numa eventual falta de um produto quanto na brecha financeira existente em produtos parados no depósito. Além disso, gastos com armazenamento não são revertidos em lucro, ou seja, estoque parado é perda de dinheiro!
Uma das coisas mais importantes é a conscientização e capacitação dos seus funcionários no registro de cada uma das operações e acompanhamento de todas as etapas, ajudando para que o controle aconteça com maior segurança e clareza.
Outro importante aliado na boa organização do estoque é um modelo de reposição eficiente, que ajuda a evitar a falta de produtos e também a estocagem desnecessária de alguns. Existem dois modelos de reposição: contínua (onde a compra de produtos acontece com maior frequência e menor quantidade de produtos estocados) e periódica (onde se consolida os pedidos que são recebidos em uma data específica). Sendo assim, é muito importante decidir qual modelo será usado para cada tipo de produto, de acordo com a demanda, se preocupando sempre em nunca deixar faltar alguma mercadoria para o cliente.
Um dos fatores mais decisivos na gestão do estoque é conhecer muito bem o seu cliente. Saber o que, como e quando seu público consome permite que elabora estratégias de compras mais assertivas e, por consequência, um aumento de vendas, permitindo a manutenção da margem de lucro e ajudando para menores sobras de produtos nos depósitos.
Um dos erros mais comuns é o mal relacionamento com fornecedores. Todo controle do estoque passa pelo trabalho de entrega deles – se o fizerem no prazo, sem prejudicar a qualidade da mercadoria, você terá mais controle sobre os produtos. Além disso, algumas vezes eles podem conseguir melhores preços, condições de pagamento e prazos de entrega.
O último recurso na melhoria da gestão de estoque talvez seja o mais importante, especialmente porque ele atua diretamente em todos os outros aliados e se tornou item indispensável para empresas modernas: o sistema de gestão empresarial. Proporcionando a unificação das informações em um só lugar e auxiliando no acompanhamento e visão do negócio como um todo, estes softwares vêm transformando a vida das empresas e escalando o crescimento de negócios no mundo todo.
Quer saber o que essa plataforma pode fazer pela sua empresa?
Solicite uma demonstração gratuita e personalizada para seu negócio!