Atualmente, existe uma lacuna de gerações dentro das empresas familiares, e os atuais proprietários vêm descobrindo uma enorme diferença entre suas visões de negócio e as dos seus respectivos herdeiros. Até 2028, mais de U$10 trilhões em empresas familiares e de capital fechado, nos EUA, terão sido transferidos para a próxima geração. Mesmo que alguns duvidem, existe grande esperança na administração dos novos donos, especialmente pela facilidade e confiança que eles possuem na tecnologia.
A geração anterior passou anos construindo relacionamentos comerciais baseados apenas em conversas cara a cara e telefonemas. Porém, 78% dos líderes deste milênio relatam que procuram ativamente novas tecnologias para ajudá-los a gerenciar seus negócios e tentam incorporá-las em todas as áreas da empresa. Com esta transição geracional já acontecendo e obtendo cada vez mais sucesso, torna-se urgente que as instituições modifiquem seu modo de gerenciar e se abram para as tendências tecnológicas.
37% dos empresários da geração do milênio dizem que lutam para fazer com que o negócio (em especial, a diretoria) entenda a importância de ter uma estratégia digital forte e ativa. Se não forem dados passos para inovar, a empresa provavelmente não estará disponível pra que a próxima geração assuma o controle.
Como reconhecer e superar essas diferenças?
É essencial que os antecessores apoiem o desejo dos novos empresários de terem sucesso e estejam sempre abertos a novas ideias, especialmente quando se trata de tendências tecnológicas. Os sistemas baseados em nuvem, por exemplo, podem melhorar muito as operações de negócios com a capacidade de simplificar tarefas, armazenar e proteger grandes volumes de dados, gerenciar pedidos, estoque, mercadorias, finanças, atendimento ao cliente, entre outros.
Devin Becker, após dois anos no comando da Becker Safety and Supply (empresa familiar, anteriormente dirigida por seu pai), decidiu encontrar um novo método para controlar o estoque. A maneira antiga de fazer as coisas despendia muito tempo produtivo da equipe, além da ocorrência frequente de erros e incompatibilidade de dados.
Foi então que ele decidiu investir em uma nova solução de Sistema Integrado de Gestão Empresarial (ERP) baseada em nuvem. Agora, a empresa tem um sistema integrado – ERP, gerenciamento de estoque, armazenamento, CRM e comércio – que faz com que eles gerenciem melhor os principais processos do negócio, invistam mais tempo em aumentar a lucratividade e as ocorrências de erros foram quase zeradas.
Vantagens do ERP em nuvem e porque ele é a melhor opção para todas as empresas
“Ter um sistema integrado não apenas simplificou nossos processos, mas também abriu novas oportunidades. Começamos como um pequeno distribuidor atacadista e agora temos um site de comércio eletrônico, um site para dispositivos móveis, uma loja de varejo e um grande depósito. Sem tecnologias baseadas em nuvem, não teríamos conseguido gerenciar todos esses diferentes canais de maneira eficiente de uma só vez.” (Devin Becker)
Os avanços na tecnologia permitem que empresas familiares se mantenham competitivas frente às startups e novos modelos de negócios que vêm surgindo. Ineficiências de sistemas independentes são eliminadas, permitindo simplificar processos, cortar custos e continuar crescendo.
Sua empresa está pronta para esta mudança tecnológica? Ganhe uma apresentação do que o ERP #1 do mundo pode fazer por você!