A integração de todas as áreas de uma empresa envolve a capacidade que um profissional tem de visualizar o negócio como um todo, a fim de compreender como reunir os diversos processos existentes – desde a produção até a entrega.
Então, para que você consiga acompanhar o crescimento da sua empresa de forma eficiente, corrigindo problemas e estimulando um crescimento saudável, confira tudo que é preciso saber sobre a integração de setores.
Qual a necessidade?
Por meio da visão integrada é possível garantir o sucesso de todo o processo empresarial, desde o recebimento de um fornecedor até a entrega a um cliente, que são alguns fundamentos de um bom produto/serviço.
Então, resumidamente, algumas das vantagens encontradas na visão integrada de setores são:
- Aumento de produtividade;
- Redução de custos;
- Maior satisfação dos clientes;
- Melhor ambiente de trabalho;
- Cultura organizacional integrada;
- Vantagem competitiva no mercado.
Com a visão integrada, é possível entender melhor o papel de cada setor e perceber a importância de cada um nos processos internos. Hoje, as áreas sem visão sistêmica podem ter falhas em decisões estratégicas, problemas de relacionamento e entraves nas questões organizacionais.
Sendo assim, quando se integra todos os departamentos, é possível que todos trabalhem por um objetivo comum, elevando os resultados e a eficiência de cada processo da empresa.
Quais estratégias são importantes?
1 – Integre colaboradores antigos com os novos
Ao contratar novos colaboradores, é preciso se atentar à necessidade de integração deles com os veteranos. Além de garantir que todos se conheçam, a troca de informações será facilitada, o que ajuda no dia a dia, na execução de projetos e até em decisões estratégicas.
Para fazer isso de forma natural e agradável para todos, uma ótima dica é promover confraternizações, fazendo com que todos interajam de forma descontraída e possam se conhecer melhor.
2 – Crie projetos que envolva áreas diferentes
Uma ótima maneira de estimular a integração entre diferentes setores é promovendo projetos que os atinjam. Para execução das tarefas, acontecerão reuniões periódicas, nas quais todos vão poder conversar sobre seu desempenho e a importância de cada área. Assim, os colaboradores podem compreender melhor sobre a atividade dos demais e facilita a comunicação entre eles.
Como a tecnologia pode ajudar?
Hoje em dia, a maior aliada de qualquer negócio é a tecnologia. Ela ajuda desde a melhora dos processos até os insights para decisões estratégicas. Quando falamos de integração de setores, ela também é de extrema importância. Uma ótima ferramenta utilizada para promovê-la é o Sistema Integrado de Gestão Empresarial (ERP).
Sistema de Gestão Empresarial
Esse recurso consegue oferecer ao gestor uma visão 360º do negócio, pois, através dele, é possível obter informações integradas dos processos. Isso ajuda o gestor a ter mais conhecimento e controle sobre as áreas e, consequentemente, auxilia em tomadas de decisões mais assertivas.
CRM
Outra ótima maneira de integrar os setores é através da Gestão de Relacionamento com o Cliente. Com essa plataforma, é possível juntar os dados de marketing, vendas, atendimento, informações sobre o cliente, compras etc.
O mais importante é entender que, independente do modo que a integração será promovida, é preciso olhar para dentro da empresa e perceber onde é possível melhorar o fluxo de informações, a troca de mensagens, a análise de dados e outras questões. Assim, fica mais fácil encontrar a forma ideal para realizar a integração.
Para evitar uma série de problemas, é preciso ter em mente as ferramentas disponíveis para ajudar nesse processo e saber como mensurar o negócio para, então, promover a mudança que beneficiará todo o ambiente empresarial.