Como saber qual o momento certo para a sua empresa mudar para um ERP mais moderno?
Sabemos que a questão da modernização do sistema de gestão empresarial está presente em muitas discussões dentro das empresas, principalmente quando as áreas de TI e finanças se encontram.
Preparemos um texto com os 10 principais sinais que você deverá observar antes de promover mudança do sistema de gestão empresarial da sua empresa:
-
Necessidade de atualização do ERP on-premise
O fabricante de sistema de gestão empresarial usado na sua empresa, divulga que não existirá mais suporte para a versão do sistema que vocês utilizam.
Diante deste cenário, o fabricante do sistema de gestão empresarial passa a exigir que seja feita uma atualização, para uma versão mais moderna do sistema.
No entanto, a atualização do sistema envolve um alto investimento de recursos financeiros e tempo das equipes. Enquanto isto os seus concorrentes implantam soluções em nuvem, e ganham agilidade com esta decisão.
-
Crescente insatisfação dos funcionários em relação a facilidade de uso do sistema de gestão empresarial
Os funcionários nativos digitais, com grande presença da tecnologia em suas vidas, reclamam da pouca facilidade de uso e questionam por que seu sistema de ERP não é como os apps para smartphones, com acesso a informações de forma fácil e rápida.
A onipresença da tecnologia digital na vida dos funcionários faz com que estes também busquem um nível de colaboração a cada dia maior, acesso de forma rápida a uma fonte única de dados confiáveis com painéis configuráveis, acesso móvel a aplicativos — tudo com atualizações regulares fáceis e rápidas, ou seja, grande facilidade de utilização do sistema de forma geral.
-
Aumento dos desafios com a geração de relatórios com dados em tempo real
As empresas estão inseridas em um contexto de rápidas mudanças, gerando com isto um grande impacto na sua competitividade.
Diante deste cenário, a busca por informação de qualidade e em tempo real é um imperativo para a sobrevivência no mercado atual, onde a geração de relatórios gerenciais são de extrema importância.
Se com o seu sistema de gestão empresarial atual, a geração de relatórios gerenciais é complicada, demandando muito tempo da sua equipe devido às limitações do próprio sistema, sendo necessário em muitos casos o suporte com planilhas Excel.
-
Exigência de novo hardware para continuar a operação
Uma análise que deverá ser realizada pelas empresas é a necessidade da mudança de infraestrutura física necessária para o funcionamento do sistema de gestão empresarial atual.
Entretanto, com o passar do tempo, as estruturas físicas tornam-se obsoletas, o que demandará uma grande e dispendiosa substituição.
A substituição da estrutura física gerará custos com a compra de novos equipamentos, além dos custos indiretos de mão de obra necessária para operacionalizar todo o processo de substituição.
-
Aumento dos custos de manutenção dos sistemas de gestão empresarial
No caso dos ERPs on-premise, as tarifas e os custos de serviços para a manutenção do sistema de ERP aumentam anualmente, e muitos fabricantes vêem esta receita como algo recorrente e constante.
Os sistemas de gestão empresarial em nuvem apresentam custos reduzidos de TI sem a necessidade de investimento em hardware e infraestrutura, redução de tempo de implementação e equipes envolvidas. (link para texto sobre o assunto no nosso blog: https://activecs.co/razoes-para-ter-um-erp-na-nuvem/)
-
Sistemas não integrados fornecem dados díspares
Com a modernização, as empresas aumentam também os sistemas utilizados em todos os seus processos de negócios.
No entanto, se a sua empresa não tem um ERP moderno, este aumento do número de sistemas gera uma ausência de integração entre os sistemas oferecendo respostas conflitantes a questões-chave para uma gestão de qualidade da empresa.
-
A organização está crescendo rápida e globalmente
Sabemos que o crescimento das empresas muitas vezes é sinônimo de expansão global, aumentando a complexidade financeira com diferentes requisitos de contabilidade, relatórios e conformidade.
Conforme o estudo “Trajetórias FDC de Internacionalização das Empresas Brasileiras”, estruturado e publicado pela Fundação Dom Cabral, espera-se um aumento progressivo de 1% ao ano no grau de internacionalização das empresas brasileiras.
Atualmente, empresas brasileiras estão presentes e atuam diretamente em 40,8% do globo. Ou seja, 89 países possuem sedes próprias ou franquias brasileiras, ainda citando dados da FDC. Já são mais de 500 empresas que possuem operações fixas em outros países, indo além da exportação.
Diante deste cenário, surge uma nova necessidade latente em ter os sistemas certos, com processos já muito bem estabelecidos, para apoiar totalmente a expansão do negócio.
Sabemos que a expansão internacional, fusões, aquisições e crescimento do mercado são dificultados pelo seu sistema de ERP on-premise, porque geram complexidade exigindo suporte nas mais diversas subsidiárias.
Muitas vezes, os data centers locais devem cumprir requisitos de residência dos dados, o que torna a operação ainda mais complexa e com altos custos envolvidos.
Entretanto com o ERP em nuvem certo, é possível permitir o compartilhamento de informações corporativas, com fluidez entre as áreas operacionais e toda as unidades de negócios, incluindo a matriz da empresa. (link para o texto do blog https://activecs.co/simplifique-os-processos/)
-
Novos requisitos de conformidade exigidos das empresas pelo mercado
Um número cada vez maior de requisitos financeiros e de conformidade afetam as empresas atualmente no Brasil.
Estes novos requisitos devem ser levados em considerações nos sistemas de gestão empresarial e a sua facilidade ou não de inclusão podem gerar custos, muitas vezes não percebidos nas organizações.
-
Aumento constante nas demandas de negócios impostas pelo mercado
Sua organização não consegue acompanhar o ritmo das crescentes demandas de mercado?
Sabemos que o ritmo de mudanças no mercado está aumentado drasticamente, e para as empresas manterem-se competitiva tem que acompanhar estas mudanças.
Jack Welch, considerado um dos maiores CEOS do mundo, tem uma frase famosa que reflete exatamente esta situação: “Quando o ritmo de mudança dentro da empresa for ultrapassado pelo ritmo da mudança fora dela, o fim está próximo.”
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), um total 21% das empresas fecham após o primeiro ano e 60% encerram suas atividades com menos de cinco anos de vida, estes índices são alarmantes, mas também reafirmam a necessidade de todas as empresas de acompanharem o ritmo das mudanças imposto pelos mercados atuais.
-
Preparação da empresa para um IPO, mesmo que futuro
Para uma empresa realizar um IPO, é a sigla para Initial Public Offering que quer dizer Oferta Pública Inicial, é exigido que a empresa tenha controles e informações financeiras bem criteriosos e atualizados. ( link para um texto do blog https://activecs.co/gestao_ipo/)
Os IPOS são alternativas para a empresas crescerem no mercado atual, e no Brasil isto não é diferente.
Os IPOs de companhias brasileiras já levantaram mais de R$ 57 bilhões até o mês de agosto de 2021 e apresentaram um crescimento de 400% em comparação ao mesmo período de 2020, de acordo com dados compilados pela Bloomberg e publicados no portal Infomoney
A contagem em 2021 supera o recorde anterior de R$ 53,6 bilhões em 2007, quando 60 empresas abriram o capital.
Segundo especialistas de mercado da XP Investimentos, uma das maiores consultorias financeira do mercado, esta é uma tendência que veio para ficar, uma vez que, com a melhora do cenário econômico global e aumento da vacinação em massa atraíram muitos investidores nacionais e internacionais.
Conclusão
Atualmente ter um sistema de gestão empresarial moderno e que esteja alinhado com os grandes desafios é uma condição para a sobrevivência das empresas no atual mercado tão competitivo.
Muitas empresas se questionam qual será o momento para fazer a mudança para um sistema de gestão empresarial mais moderno.
Sabemos que existem 10 sinais que todas as empresas devem acompanhar para saber a hora da mudança:
- Necessidade de atualização do ERP on-premise;
- Crescente insatisfação dos funcionários em reação a facilidade de uso da ferramenta;
- Aumento dos desafios de geração de relatórios;
- Exigência de novo hardware;
- Aumento dos custos de manutenção dos sistemas e gestão empresarial;
- Sistemas não integrados fornecem dados díspares;
- Crescimento da organização e expansão global;
- Novos requisitos de conformidade exigidos da empresa pelo mercado;
- Aumento nas demandas de negócios;
- Preparação para um IPO, mesmo que futuro.
A Active Cloud Solutions possui vasta experiência com a implementação de ERP Oracle NetSuite, um ERP moderno, #1 em nuvem no mundo.
Consulte um dos nossos especialistas e tire as suas dúvidas. Estamos à disposição para ajudá-lo a fazer a melhor escolha para o crescimento do seu negócio.