Você já ouviu falar sobre Gestão de Produtividade? É ela que permite alinhar os objetivos da empresa com os de cada profissional envolvido no processo. E isso acontece a partir da valorização e motivação dos colaboradores. O gestor deve avaliar, monitorar, controlar, planejar e melhorar a atuação dos trabalhadores.
Uma das principais vantagens em aplicar a Gestão de Produtividade na empresa é a otimização de custos. Através dela, é possível ter mais controle sobre as necessidades internas, saber quais áreas precisam receber investimento e qual o valor que deve ser investido, evitando desperdícios.
Além disso, ela ajuda na formação de equipes mais fortes, desenvolvimento mais efetivo dos colaboradores e a garantia de um alto desempenho nos negócios. Com a Gestão de Produtividade, a empresa conhece melhor seus colaboradores e consegue motivá-los de forma mais eficiente, identificando os aspectos em que podem melhorar e fazendo uma redistribuição de atividades em que cada um possa ter melhor aproveitamento.
Porém, para conseguir alcançar estes resultados, é preciso saber aplicar a Gestão de Produtividade. Confira 5 maneiras de colocá-la em prática:
1 – Melhorando a comunicação
Para colocar essa gestão em prática, é necessário priorizar a comunicação. Se esta for eficiente entre os setores, as chances de desentendimentos e informações desencontradas diminui significativamente. O que pode ser levado também para a comunicação externa: uma empresa transparente deixa sempre todos muito bem informados sobre cada um dos processos, diminuindo as possibilidades de problemas com fornecedores e conseguindo fidelizar clientes.
2 – Engajando o time
Engajar sua equipe passa diretamente pela comunicação. Quando ela é feita de forma eficiente, todo time vende, produz e rende mais. Uma das melhores maneiras de crescer a produtividade está em oferecer incentivos e motivação aos colaboradores, seja de forma financeira ou através de treinamentos, cursos e qualificação.
3 – Escolhendo bem os KPIs
Os KPIs ou indicadores-chaves de desempenho são os critérios adotados para acompanhar e analisar o crescimento dos colaboradores. Através deles, o time consegue entender com clareza as metas e se manter focado nelas. É extremamente importante que seja analisada a real importância de cada um deles. Um dos problemas mais comuns é a escolha de muitos KPIs sem tanta importância e que não influenciam na produtividade do negócio.
4 – Capacitando a equipe
Tão importante quanto o engajamento, é a capacitação. Cada profissional precisa entender seu papel no processo produtivo e avaliativo. Capacitá-los sobre suas funções e também como dar e receber feedbacks vai ajudá-los a melhorar o desempenho e trazer resultados para a empresa.
5 – Adotando um Sistema de Gestão Empresarial
Uma plataforma de Gestão Empresarial é primordial para reunir todos os dados e informações sobre a Gestão de Produtividade. Com ela, todos os setores da empresa conseguem saber como contribuem para o resultado dos negócios e como podem melhorar.
Um bom Sistema de Gestão Empresarial melhora a circulação das informações, permite análises de resultados de forma rápida e personalizada, além de facilitar as tomadas de decisão, fazendo com que sejam sempre baseadas em dados reais e concretos. Com ele, o gestor tem seu trabalho otimizado e atualizado.
Para uma Gestão de Produtividade 100% eficiente é essencial adotar as ferramentas certas no processo e, com certeza, um Sistema de Gestão Empresarial é a principal delas. Com ele, é possível obter todas as informações do negócio em tempo real, a qualquer hora, de qualquer lugar, ajudando tanto no controle de desempenho, como permitindo analisar cada setor.
Quer entender todas as formas que um Sistema de Gestão Empresarial pode ajudar seu negócio?