A gestão apurada é cada vez mais buscada dentro das empresas, assim como fluxos de trabalho mais enxutos e inteligentes. Tudo isso acaba sendo um desafio para negócios que se mantém no passado e não investem em soluções tecnológicas que auxiliam nesses objetivos.
É nesse cenário que os ERPs tem ganhado cada vez mais popularidade nas organizações, se tornando um dos itens essenciais para garantir uma gestão mais aprofundada, decisões mais inteligentes e processos mais produtivos.
Confira abaixo esse conteúdo onde falamos os principais pontos que explicam porque é tão importante investir em um sistema ERP para sua empresa!
O que é um sistema ERP?
Um sistema ERP (Enterprise Resource Planning) é utilizado com uma alternativa digital e integrada para planejar os recursos da empresa, garantindo uma gestão através de diferentes recursos como controle apurado de projetos e tarefas, automatização de processos, centralização de informações, dentre outras funções.
Com essa solução instalada em computadores, e com integração em máquinas em alguns casos, as empresas conseguem controlar o fluxo de trabalho de forma muito mais apurada, enxergando tudo que é realizado, como é executado e até mesmo encontrando problemas e erros com facilidade.
As decisões conseguem ser tomadas com base em dados concretos, já que o ERP organiza informações que muitas vezes acabam dispersas na empresa. Alguns sistemas ainda utilizam tecnologias de aprendizado de máquina que facilitam o entendimento desses dados.
Na questão sobre execução de processos, o sistema ERP permite que tarefas feitas manualmente sejam substituídas por fluxos de trabalho muito mais rápidos devido à automatização.
Além de garantir mais produtividade e menos erros, tudo é acompanhado de forma mais detalhada e resulta em uma gestão informada e preparada para compreender os desafios e oportunidades dentro do negócio, independente de qual setor falamos.
Listamos abaixo outros pontos que reforçam ainda mais como sistemas ERP têm contribuído para o desenvolvimento e crescimento das empresas em um mercado cada vez mais competitivo.
Auxilia no controle de recursos e redução de gastos
Ao utilizar um ERP, as equipes de diferentes departamentos conseguem gerir seus recursos de forma muito mais próxima, seja para a área de produção, no estoque da logística ou insumos utilizados pela empresa.
Com esse controle apurado, é possível garantir um aproveitamento máximo e evitar desperdícios que afetam diretamente na área financeira do negócio. Isso inclui também gastos relativos à operação através de um acompanhamento dos planejamentos criados.
Diminui a ocorrência de erros e auxilia nas decisões
Com essa visão clara da operação da empresa, performance das equipes e controle do que é executado, a mitigação de erros ocorre com maior facilidade, podendo ser corrigidos de forma rápida antes que prejuízos sejam ainda maiores.
Com o acesso a dados reais e completos do que acontece internamente, é possível emitir relatórios, visualizar gráficos e entender quais as melhores decisões a serem tomadas. Assim, você evitará riscos e garantirá uma operação global muito mais fluída.
Processos se tornam muito mais otimizados
Como comentamos no primeiro tópico do artigo, os sistemas ERP permitem que a tecnologia seja usada também na execução de processos, simplificando o trabalho de colaboradores, substituindo tarefas manuais e até automatizando certos trabalhos.
Isso impacta diretamente na otimização da operação e do fluxo de trabalho da empresa. Além de ajudar a reduzir erros humanos nos processos, simplifica o cotidiano das equipes para que elas possam desenvolver um trabalho focado em estratégias em vez de só executar ações repetitivas.
Permite a escalabilidade e melhora seus prazos
Com a agilidade que citamos acima nos processos, um ERP garante que equipes alcancem novos níveis de produtividade, conseguindo alcançar a escalabilidade dentro da empresa.
Isso ajuda no crescimento do negócio e tem impacto direto em como seus prazos são alcançados, seja na produção industrial, na administração ou em processos contábeis e tributários.
Garante uma área contábil mais assertiva
Como acabamos de citar, um ERP também contribui para seu departamento financeiro, fiscal e contábil. O controle e emissão de notas pode ser automatizado, seguindo as rígidas regras dos órgãos, o que reduza a chance de erros.
Os cálculos tributários são feitos com mais agilidade e exatidão, permitindo que você trabalhe de forma proativa para evitar multas e outras sanções financeiras que impactam no faturamento da empresa.
Garante a segurança de seus dados
A segurança de dados é um dos diferenciais em utilizar um ERP, já que esses sistemas ajudam na proteção de suas informações, seja contra invasões externas, como no controle assertivo de quem acessa cada área do sistema internamente.
Para ter ajuda a encontrar a solução ERP mais flexível e adequada para sua empresa, é essencial contar com equipes profissionais que forneceram sistemas personalizáveis e cuidem da implementação com segurança e agilidade.
Nesse cenário, sugerimos que você conheça a Active Cloud Solutions, uma empresa que atua no Brasil desde 2014 e oferece um suporte completo para desenvolvimento e implementação de sistemas ERP e CRM.
Eles realizam integrações, treinamentos, a sustentação das soluções e muito mais, trabalhando ainda em parceria com a Oracle NetSuite na adaptação de soluções para empresas e indústrias. Visite também o Blog para ter acesso a conteúdos valiosos para empresas!